ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

Atualizado em 08/02/19 09:30.

O Mestrado em Educação da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, tem o Código: 52001016052P7, Área Básica: EDUCAÇÃO (70800006), Área de Avaliação: EDUCAÇÃO, Modalidade: ACADÊMICO, Nota do curso de Mestrado: 3.

O PPGEDUC apresenta as seguintes linhas de pesquisa:

POLÍTICAS EDUCACIONAIS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

Essa linha de pesquisa se dedica ao estudo e construção de conhecimentos no campo da Educação, compreendidos na interface das dimensões política, histórica e da pesquisa (auto)biográfica. São questões de interesse da linha: pesquisas relativas às políticas para a educação básica e superior, currículo, história das instituições e cultura escolar, bem como a pesquisa (auto)biográfica, compreendendo histórias de vida de professores e alunos em Goiás.

PRATICAS EDUCATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, E INCLUSÃO

Essa linha de pesquisa se dedica à investigação das práticas educativas, inclusão e formação docente em contextos educacionais. Desenvolve pesquisas especialmente relacionadas a educação especial e inclusão; educação infantil; ensino e aprendizagem; ensino de ciências; educação básica e superior. A educação é compreendida em suas relações com os contextos histórico, social, cultural e político que orienta as concepções, práticas educativas, políticas educacionais e a formação docente.

LEITURA, EDUCAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, E CIÊNCIAS DA NATUREZA

Essa linha de pesquisa se dedica às investigações voltadas para as práticas e políticas de leitura em contextos escolares e não escolares; ensino de língua materna, ciências da natureza e educação popular, relativas à educação básica e superior, às práticas pedagógicas, formação de professores, currículo e avaliação; alfabetização e letramento (leitura e escrita) sob a perspectiva histórica, sociológica, pedagógica e linguística.